segunda, 18 de maio de 2020 - 11:28h
Ciência Solidária
A Rede Integrada de Pesquisa do Amapá (RIPAP) está engajada na campanha
Por: Dulcivânia Freitas/ Embrapa Amapá

Para doar basta clicar no link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ciencia-solidaria

A Rede Integrada de Pesquisa do Amapá (RIPAP), da qual a Embrapa faz parte, está engajada na campanha "Ciência Solidária" em prol de 100 famílias residentes na Área da Proteção da Fazendinha e 100 famílias do bairro do Congós, localizados na cidade de Macapá (AP), que vivem em áreas de pontes e periféricas. São pessoas em grande vulnerabilidade socioeconômica, com dificuldades para cumprir o distanciamento social como prevenção ao contágio do novo coronavírus. Nas duas localidades, algumas instituições de ensino e pesquisa da RIPAP desenvolvem estudos, coleta de dados e de materiais regularmente junto aos moradores.

Para participar da campanha, basta que o doador contribua para uma cesta básica no valor de R$100,00, composta de alimentos e produtos de higiene que contribuem para prevenção doméstica ao novo coronavírus.  Os organizadores informam que as cestas serão compradas nos mini-boxs e feirantes da própria comunidade, incentivando a economia local. Os valores das doações são: R$ 25,00; R$ 50,00; R$ 100,00 ou múltiplos desses valores. Novas famílias poderão ser cadastradas, conforme adesão.

De acordo com a pesquisadora Ana Euler, da Embrapa Amapá, a campanha foi idealizada a partir do contato com o casal Sidiane Silva e Nerivan Silva, residentes na APA da Fazendinha, que relataram a situação de vulnerabilidade socioeconômica, ocorrência de doenças graves acometendo sobretudo crianças, a ausência de internet e de familiaridade com serviço digital (o que dificulta o acesso imediato ao recurso do Renda Mínima Emergencial), tudo isso agravado no contexto com a pandemia do coronavírus. Ao mesmo tempo, uma articulação com o secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Rafael Pontes, que vem buscando alternativas na produção de EPIs para os profissionais da saúde e de máscaras para as populações das áreas periféricas, desencadeou a campanha direcionada às comunidades científica e acadêmica do Amapá, com desdobramentos para qualquer pessoa que queira contribuir.

Trabalho colaborativo da comunidade acadêmica e científica

O presidente da RIPAP e Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Rafael Pontes, destacou que esta é uma ação importante que extrapola a missão do fazer científico trabalhado diariamente, principalmente durante esta crise de combate ao COVID19. “É uma campanha que nos permitir apoiar de forma direta os que foram atingidos de forma dura economicamente e correm riscos também quanto a sua saúde”, acrescentou Pontes. “A campanha também se configura importante pela sua capacidade de unir forças pelo trabalho colaborativo e cooperado da comunidade acadêmica e científica do Amapá. Espero que consigamos arrecadar um valor capaz de atender muitas famílias”.

A educadora ambiental Sidiane Silva, uma das lideranças da APA da Fazendinha, agradeceu a iniciativa dos pesquisadores e professores organizadores da campanha. “Nossa comunidade é grande, com muitas famílias vulneráveis e que precisam dessa ajuda. Podem ter certeza que o valor doado será investido em uma boa causa e todos poderão acompanhar, porque vamos prestar contas. Deus abençoe a todos. O que queremos é ver nossa comunidade sadia e livre da pandemia (do coronavírus)”.  A APA está localizada na divisa de Macapá com Santana, uma área de confluência de expansão urbana das duas cidades, onde residem cerca de 4.200 pessoas.

A RIPAP é formada pelas seguintes instituições:

Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec / coordenadora)

Embrapa Amapá

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap)

Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA)

Sebrae Amapá

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)

Superintendência de Vigilância Estadual em Saúde / Laboratório Central do Amapá (Lacen)

Universidade do Estado do Amapá (Ueap)

Universidade Federal do Amapá (Unifap)