sexta, 10 de janeiro de 2020 - 08:40h
Estudantes aprendem robótica em curso de férias do Governo do AP
Cem alunos da rede pública participam, desde dezembro passado, do curso Teen Robótica. As aulas ocorrem até o fim de deste mês, no centro da Setec.
Por: Rafael Aleixo
Foto: Rafael Aleixo
Curso é voltado a alunos regularmente matriculados na rede pública de ensino, com idades entre 11 e 16 anos

Iniciado em dezembro passado, o curso de férias Teen Robótica conta com a participação de 100 alunos da rede pública estadual, com idades entre 11 e 16 anos, de vários bairros de Macapá.

Um desses alunos é o Elison Ferreira, 11 anos, morador do bairro Zerão. Ele cursa o 5º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Raimunda Dulcinea Monteiro da Silva, e conta que se interessou pela oportunidade, tendo sido um dos 4 selecionados de sua escola para o curso promovido pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec).

Elison atravessa o bairro de bicicleta, até chegar ao Centro de Formação Tecnológica e Inovação da Setec, onde acontecem as aulas, próximo a Rodovia Juscelino Kubitschek.

“Eu demoro uns 15 minutos para chegar aqui. Estou aprendendo nesta semana sobre as luzes dos robôs e de como montar. É bem interessante”, falou o aluno.

O objetivo do curso, que segue até o fim de janeiro, é difundir e estimular a educação 4.0, por meio do processo de aprendizagem da robótica como ferramenta de inovação. Isso ocorrerá através da criação de protótipos e códigos de programação.

De acordo com a professora Marceli Coimbra, a didática do curso vai implementar cultura maker, que se baseia na ideia de que as pessoas devem ser capazes de fabricar, construir e alterar objetos.

“O curso aborda linguagem de programação, montagem de protótipos, exercícios que estimulam raciocínio lógico e ajudam o aluno a ver de maneira prática as disciplinas do currículo escolar, como matemática, física, português e outras”, informou Marceli.

Ao final do curso, os participantes receberão certificados. Uma parceria com o Colégio Moderno vai selecionar, através de avaliações ao longo das aulas, um aluno para receber uma bolsa integral de estudos.

Em breve, a Setec publicará um novo calendário de cursos que serão realizados no Centro de Inovação Tecnológica do Governo do Estado.

SETEC - Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia
Rodovia Juscelino Kubitschek - Km 02, Ramal da UNIFAP S/N
(96) 32168-600
setec@ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá