terça, 06 de março de 2018 - 11:33h
Evento reuni pesquisadores, professores e alunos para discutir ciência e tecnologia na educação básica
Pesquisadores da Unifap, Ueap e Ifap participaram do encontro que ocorreu no município de Porto Grande
Por: Rafael Aleixo
Foto: Rafael Aleixo

O primeiro encontro “Diálogos sobre ciência e tecnologia na educação básica” reuniu, nesta terça (06), pesquisadores de diversas instituições e professores e alunos do ensino básico no município de Porto Grande.

Para divulgar e estimular a prática da pesquisa e iniciação científica, os pesquisadores da Universidade Federal do Amapá, Universidade do Estado do Amapá e Instituto Federal do Amapá orientaram professores e alunos que pretendem trabalhar ou iniciar um projeto científico.

O secretário de ciência e tecnologia do Amapá, Rafael Pontes, destacou os editais disponíveis voltados para o ensino básico e que podem ser acessados por alunos e professores de todo o Estado. “A Rede Ciências, por exemplo, está com editais abertos específicos para a iniciação científica no ensino médio. Nos projetos contemplados os professores recebem incentivo financeiro para o projeto e os alunos, bolsas, para estimulo na continuidade da pesquisa”, ressaltou o secretário.

Um dos destaques no município foi a criação, no início desse ano, da Associação Amapaense de Pesquisa e Iniciação Científica (AAPIC). Essa é a primeira associação voltada para a área de pesquisa e iniciação científica já criada no Amapá.

A presidente da AAPIC, Adriana Cristina, é professora da Escola Estadual Elias Trajano e destaca que a ideia surgiu a partir de uma necessidade vista na escola que trabalha. “Percebemos que ao trabalhar na disciplina de projeto de pesquisa os alunos mostraram um interesse muito grande. Foi então que veio a ideia de se criar a associação, que está tendo uma intensa participação”, enfatiza a presidente.

O reitor da Ueap, Perseu Aparício, destaca a interiorização da Universidade que nesta semana teve dois cursos aprovados para o interior do estado. “Passar dos muros da universidade é um desafio que temos superado, tornando a sociedade a principal beneficiada com nossos projetos. Esse evento também marca essa fase da nossa instituição”, destacou o gestor.

O evento marca a ciência e a pesquisa no Amapá, partindo com a temática “articulando saberes e práticas de pesquisa na escola”. O evento terá continuidade nos próximos anos para discutir os avanços surgidos nas discursões atuais.

SETEC - Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia
Rodovia Juscelino Kubitschek - Km 02, Ramal da UNIFAP S/N
(96) 32168-600
setec@ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá