sexta, 06 de março de 2020 - 15:48h
1º Congresso Científico Macapá 300 anos
Ele servirá para orientar as ações públicas e privadas voltadas para a construção de uma cidade com alta qualidade de vida.
Por: Prefeitura de Macapá

O 1º Congresso Científico Macapá 300 anos é um espaço acadêmico de debates, trocas e produção de conhecimento, estudos e propostas sobre o município de Macapá.
Tem por objetivo consolidar a produção científica e acadêmica sobre a cidade de Macapá, em especial sobre os temas indicados nos Grupos Temáticos com vistas a contribuir no diagnóstico sobre a Macapá de hoje! e a Macapá de amanhã! (a que queremos), dentro do Projeto Macapá 300 anos.
A iniciativa de planejar a cidade conhecida como MACAPÁ 300 ANOS, serve para alavancar um projeto de futuro para uma cidade que se reconheça e seja reconhecida como: um lugar de CIDADANIA PLENA, com acesso à educação, saúde e moradia como bases para o desenvolvimento de todos; uma CIDADE MOBILIZADORA, capaz de dialogar, propor soluções conjuntas e gerar responsabilidade coletiva que RESERVA SUA IDENTIDADE CULTURAL E SUA MEMÓRIA MATERIAL E IMATERIAL;
uma CIDADE INTELIGENTE, que alia TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL a uma ECONOMIA DINÂMICA a partir das potencialidades locais; uma CIDADE COM MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE, potencializando suas características naturais e buscando sustentabilidade. Ele servirá para orientar as ações públicas e privadas voltadas para a construção de uma cidade com alta qualidade de vida, mais próspera, sustentável, justa e preparada para se proteger das ameaças e aproveitar oportunidades que se apresentem. Considerando que se trata de uma estratégia de curto, médio e longo prazo, o Macapá 300 anos não é um plano do Governo Municipal e nem sequer dos governos, É UM PLANO DA SOCIEDADE!
O diálogo científico com investigadores ocorrerá nas mais diversas temáticas e origens diversas, sendo possível a publicação e apresentação de trabalhos nas línguas portuguesa, espanhola, francesa e inglesa e, pretende-se, com o passar das edições, ampliar e discutir sobre a questão da região metropolitana de Macapá, Santana e Mazagão.

GRUPOS TEMÁTICOS:

GT 1 - GESTÃO E FINANÇAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: Os assuntos relacionados à
área meio: Administração, Finanças, Planejamento, Controladoria,
Transparência, Aspectos Jurídicos. Com foco na busca da eficiência com
ênfase em resultados para a sociedade.

Previdência Pública e Regimes Próprios
Tributação municipal
Recursos Humanos
Logística
Orçamento Público
Gestão de Finanças Públicas
Tecnologia da Informação e Comunicação
Leis Urbanísticas

GT 2 - DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL DA CIDADE: A relação de atendimento à sociedade com atividades fins do município e as políticas públicas nas áreas de saúde, educação, assistência social, direitos humanos, cultura, entre outros.

Saúde Pública ou privada
Educação Pública ou privada
Assistência social, cidadania e direitos humanos
Esporte, recreação e lazer

GT 3 - O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE MACAPÁ DE AGORA E PARA O FUTURO:
Quais os caminhos para garantir ocupação e renda a uma cidade estado onde 60% da população do Estado se concentra na capital? Os caminhos de uma economia sustentável, exploradora de suas capacidades e oportunidades e que respeite e preserve o meio ambiente.

Economia municipal
Zona Franca Verde
Trânsito e Transporte
Energia
Comércio e Serviços
Indústria
Empreendedor Individual, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte
Economia digital e inovação
Agropecuária

GT 4 - DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL E URBANO: a Macapá de hoje e a disputa
por espaços. O território e os desafios do planejamento urbano. Pensar a cidade de Macapá para os desafios do futuro: ser uma cidade onde a população more feliz!

Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Educação Ambiental
Transportes alternativos: terrestre, lacustre e fluvial como mobilidade
e como lazer.