segunda, 29 de abril de 2019 - 09:25h
Alunos de cursos técnicos do IFAP têm aula prática de manejo de pirarucu na Embrapa
Quase 40 acadêmicos participaram da visita técnica aos tanques de experimentos.
Por: Dulcivânia Freita/ Embrapa Amapá
Foto: Alyne Cristina Sodré Lima/Embrapa
A programação aconteceu na área dos tanques escavados da Embrapa para fins de pesquisas e transferência de tecnologias.

Alunos concluintes dos cursos Técnico em Agropecuária e Técnico em Agroecologia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), campus Porto Grande, fizeram uma visita técnica ao Campo Experimental da Embrapa no distrito de Fazendinha (Macapá/AP) e verificaram in loco as práticas de manejo referentes ao manejo nutricional e reprodutivo do pirarucu, na última sexta-feira, 26/4. A programação constou de palestras interativas e demonstrações práticas sobre alimentação de alevinos e matrizes de pirarucu, manejo reprodutivo, manejo alimentar, captura, pesagem e biometria de pirarucu. A programação aconteceu na área dos tanques escavados da Embrapa para fins de pesquisas e transferência de tecnologias.

De acordo com a professora Alyne Cristina Sodré Lima, da disciplina Manejo Animal, a visita faz parte de uma cooperação técnica com a Embrapa. “Fazemos a atividade teórica em sala com os alunos, mas atualmente ainda não temos no campus os tanques de piscicultura ou instalações apropriadas para fazer este tipo de prática. Como temos a parceria com a Embrapa, aproveitamos para oportunizar aos alunos conheceram as espécies que são cultivadas aqui e também ver na prática como é realizado o manejo reprodutivo e alimentar do pirarucu”. O professor Diego Pagung Ambrosini explicou que os estudantes irão elaborar relatório individual sobre o conteúdo apresentado pela Embrapa e o conhecimento adquirido será avaliado também nas atividades complementares de provas.

O aluno Evaldo Silva da Conceição Filho, 17 anos, residente no município de Porto Grande, na Colônia Agrícola do Matapi, disse que trabalha com o pai em uma piscicultura familiar, onde cultivam pirapitinga e pirarucu. “Vendemos na cidade de Porto Grande. Me interessei pelo curso do IFAP porque oferece ensino de boa qualidade e também o curso de Técnico em Agropecuária está ligado de certa forma ao meu sonho de cursar Medicina Veterinária. Não conhecia o campo da Embrapa, mas sei que é um órgão público que leva muitas tecnologias para o produtor rural”.  

O pesquisador Cesar Santos, supervisor do Campo Experimental de Fazendinha, iniciou a programação da visita técnica explicando os fundamentos do manejo do pirarucu para reprodução. “Este procedimento envolve manejo de adultos (reprodutores) e de alevinos (recém-nascidos). Como o pirarucu é carnívoro, ou seja, se alimenta de outros peixes, então para criar o pirarucu precisa treiná-lo desde a fase de alevino a aceitar a ração, porque ele é acostumado a caçar ativamente o peixe, e a reação fica parada na água, é inerte, então não tem o estímulo da caça à presa”, explicou Santos. A pesquisadora Eliane Yoshioka falou sobre a importância dos carboidratos, proteínas e lipídios necessários para a saúde do organismo humanos, e explicou que estes itens são necessários para o desenvolvimento saudável dos peixes em cativeiro. Apontando as amostras de ração extrusada e peletizada, de variados tamanhos, ela destacou que é fundamental a escolha de uma ração composta de nutrientes “porque os peixes ficam confinados, então nós somos responsáveis por atender as necessidades nutricionais deles”. Participaram da visita técnica 39 alunos do IFAP, dois professores e os técnicos de campo Fábio da Conceição Costa, Higor Favacho, Luiz Alberto Sabioni, Flazita Silva da Costa e Aline dos Santos.

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