sexta, 28 de junho de 2019 - 12:00h
Redação de patentes é tema de oficina na Embrapa Amapá
Henry Suzuki, um dos maiores especialistas em patentes do Brasil, fará instrução do workshop “Redação de Patentes”, que acontecerá nos dias 01 e 02 de julho no auditório Marabaixo da Embrapa Amapá.
Por: Embrapa
Foto: Divulgação/ Embrapa
Instrutor Henry Suziki

Produtos ou processos oriundos de projetos de pesquisa inéditos são passíveis de proteção intelectual. Uma das principais dificuldades da comunidade científica e acadêmica é a redação correta de pedidos de patentes. Pensando nisso, a Embrapa Amapá, por meio do seu Comitê Local de Propriedade Intelectual (CLPI) organiza o workshop “Redação de Patentes: além dos guias + oficinas práticas”, que acontecerá nos dias 01 e 02 de julho no auditório Marabaixo da Embrapa Amapá.

 

Henry Suzuki, um dos maiores especialistas brasileiros em patentes e informação tecnológica, fará a instrução do workshop gratuito com carga horária de 12 horas. O objetivo é capacitar pesquisadores, empresários, gestores e inventores aos primeiros passos sobre patentes em sua redação, definição da proposta, decisões sobre as formas de proteção e mapeamento de segmentos tecnológicos.

 

O workshop é uma realização da primeira turma do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação da Unifap/Rede (PROFNIT), em parceria com a Embrapa Amapá, Instituto Federal do Amapá, Axonal Consultoria Tecnológica, com apoio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SETEC). A pré-inscrição deverá ser feita no site da Axonal e os participantes deverão levar 1 kg de alimento não perecível (exceto açúcar e sal), ou um agasalho para doação na abertura do evento.

 

Currículo do instrutor:

Henry Suzuki é Farmacêutico-Bioquímico, graduado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF/USP) e pós-graduado em Administração de Empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP), sócio fundador da Axonal Consultoria Tecnológica, Consultor Colaborador da Questel Consulting (FR), mentor e colaborador de programas de capacitação em inovação.

 

 

 

 

Programação:

 

01/07

09:00 - 12:00. Revisão de fundamentos sobre patentes e sua implicação no processo de redação e tramitação.

13:30 - 16:30. Guias e Diretrizes para redação e análise de patentes; Erros comuns em redação e tramitação de patentes; e Estratégias de redação de descrições de invenções, reivindicações e relatórios descritivos.

 

02/07

09:00 - 12:00. Exercícios guiados: Identificação e endereçamento de problemas técnicos; Construção de quadros reivindicatórios; e Elaboração de relatórios descritivo.

13:30-16:30. Busca e análise de patentes; Fontes de Informação gratuitas e comerciais; Ferramentas e técnicas de busca e análise (introdução); Oficina prática “online” com uso do sistema Questel Orbit; e Tempo extra para busca e leitura de patentes de interesse pelos participantes (individualmente).

 

Inscrições: https://www.axonal.com.br/capacitacao 

 

Clique aqui para acessar o cartaz de divulgação.

SETEC - Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia
Rodovia Juscelino Kubitschek - Km 02, Ramal da UNIFAP S/N
(96) 32168-600
setec@ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá