segunda, 22 de janeiro de 2018 - 15:41h
Produção de energia solar já é realidade no Amapá
Pesquisas na área e incentivo do governo devem impulsionar produção para que mais unidades consumidoras adotem geração de energia renovável.
Por: Fabiola Gomes .Colaboradores: Rafael Aleixo
No Amapá, duas empresas já atuam na instalação de sistemas fotovoltaicos de produção de energia

O Amapá entrou no cenário da produção de energias renováveis. Prédios públicos e uma residência já utilizam a energia solar no Estado e a tendência, com o incentivo do governo estadual, é que mais unidades consumidoras adotem o novo modelo de geração de energia. No ano passado, a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) aprovou a criação de linhas de crédito, pelo Banco da Amazônia, para sistemas fotovoltaicos residenciais. A proposta foi feita pelo governador Waldez Góes, em 2017, durante o Fórum dos Governadores em Porto Velho (AC).

Nos últimos anos, o Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), trabalha para fomentar a produção de energias renováveis. A expansão da atividade abriu mercado para profissionais formados em engenharia elétrica, na Universidade Federal do Amapá (Unifap), para atuarem no setor de geração distribuída com o uso de fontes renováveis, seja na forma de sistemas conectados à rede elétrica ou sistemas isolados.

Segundo o professor da Unifap, Alaan Ubaiara, o Estado tem avançado significativamente no aproveitamento das fontes de energias renováveis não convencionais, que, em grande parte, são impulsionadas por programas de governo para o atendimento energético de localidades sem acesso à rede elétrica convencional.

“No que se refere à pesquisa, as atividades foram intensificadas a partir do ano de 2006 com a criação do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias renováveis do Iepa [Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá] onde foram executados projetos com foco no aproveitamento de energia hidrocinética, energia eólica e energia solar fotovoltaica. Em 2009, com a criação do curso de engenharia elétrica da Unifap, também foram intensificadas as atividades no campo de formação de recursos humanos”, acrescentou o pesquisador.

Desde 2016, o prédio da 10ª Zona Eleitoral de Macapá, possui um sistema de energia solar implantado. 100% da energia consumida é gerada através da luz do sol, obtendo uma economia mensal de R$ 7 mil na conta de luz.

Em novembro de 2017, aconteceu a primeira implantação de uma residência, com sistema fotovoltaico de produção de energia, à rede da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). Duas empresas já realizam o trabalho de implantação do sistema no Estado: a “Solarions” e  a “Amazon Solar”.

A energia fotovoltaica, que é a transformação da luz solar em eletricidade, é conhecida no meio científico como uma das mais limpas que existem no mundo. Porém, o custo alto da instalação dos equipamentos necessários para a captação era, até certo tempo, o principal motivo de discussão, pois dificultava a aquisição por boa parte da população. Com o financiamento pelo Banco da Amazônia, mais famílias poderão adquirir seus equipamentos. Atualmente, o Brasil apresenta 17.408 conexões, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

SETEC - Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia
Rodovia Juscelino Kubitschek - Km 02, Ramal da UNIFAP S/N
(96) 32168-600
setec@ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá