segunda, 09 de dezembro de 2019 - 11:55h
Nos 20 anos de Setec, pioneiros da ciência amapaense são homenageados
Evento ocorreu esta semana na Embrapa Amapá. Primeiros gestores do sistema estadual de C&T receberam placas pela atuação e carreira.
Por: Rafael Aleixo
Foto: Rafael Aleixo

Para comemorar seus 20 anos de criação, a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia do Amapá (Setec) prestou homenagens aos pesquisadores e gestores pioneiros do sistema de ciência e tecnologia (C&T) amapaense.

O objetivo foi destacar os nomes que foram fundamentais para a consolidação da C&T local. O evento ocorreu na Embrapa Amapá, durante o I Simpósio Amapaense de Inovação Tecnológica.

Foram homenageados o primeiro secretário da Setec, Manoel Cabral de Castro; reitor da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), José Maria da Silva; diretores-presidentes do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa), Maria Alice Ramalho Tenório e; da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeap), Jadson Porto.

Para o secretário de Ciência e Tecnologia, Rafael Pontes, o momento foi ímpar para a C&T do Amapá. “Quando a gente celebra os 20 anos da Setec, e faz uma singela homenagem a todos esses nomes, que construíram esse setor tão importante para o desenvolvimento do estado, estamos agradecendo tudo o que eles fizeram ao longo desses últimos anos”, disse o secretário.

Uma das homenageadas foi Maria Alice Tenório, primeira gestora do Iepa. Ela se emocionou ao lembrar de nomes de sua então equipe trabalho. “Me senti honrada com essa homenagem, pois ela trata de resgate, de reconhecimento. Quando estou aqui, represento uma gama de pesquisadores que se dedicaram inteiramente à pesquisa. O Amapá amadurece com este reconhecimento”, destacou a ex-diretora-presidente do Iepa, de 1991 a 1994.

A pesquisadora Maria Emilia recebeu a placa dedicada ao seu avô, Waldemiro Gomes (em memória). Ele foi o fundador do Museu Industrial e pioneiro em pesquisas utilizando sementes, fibras e plantas medicinais, que até hoje são referências da trajetória do Iepa.

A Setec

Desmembrada em 1999, da pasta do Meio Ambiente, a área de Ciência e Tecnologia foi criada através da Lei nº 0452, de 09 de julho de 1999. Seu objetivo é promover as políticas e diretrizes para o sistema estadual de ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do Estado, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

Para conhecer todas as atividades e ações realizadas pela Setec basta acessar: www.setec.ap.gov.br, onde há também outros links para suas redes sociais, canal de vídeos e a plataforma de pesquisa amapaense, a Sacaca.

SETEC - Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia
Rodovia Juscelino Kubitschek - Km 02, Ramal da UNIFAP S/N
(96) 32168-600
setec@ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá