segunda, 02 de abril de 2018 - 11:45h
Alunos do Amapá criam microscópio de R$ 25 que funciona com smartphone
A lente usada para ampliar as imagens é recolhida de aparelhos de DVD antigos
Por: TecMundo Ciência

Uma dupla de alunos do IFAP, Instituto Federal do Amapá, criou junto com um professor da instituição um microscópio amador que pode ser utilizado em aulas de biologia em escolas que não possuem laboratórios para a disciplina. O aparelho é basicamente montado de peças reaproveitadas, e, no total, custa cerca de R$ 25 por unidade.

A lente usada para ampliar as imagens é, na verdade, recolhida de aparelhos de DVD antigos. É necessário ainda acoplar uma pequena lanterna no dispositivo e, em seguida, montar um porte de acrílico ou algum outro material similar. Depois, basta colocar um smartphone sobre o dispositivo e observar os detalhes do objeto abaixo.

Thaís Rodrigues e Carlos Eduardo Silva, de 16 anos, foram os responsáveis pelo projeto junto com o professor Joádson Rodrigues, que viu uma ideia similar sendo desenvolvida em uma escola norte-americana.

"Aqui no Ifap não tínhamos o laboratório de biologia quando entrei, em 2016. O professor havia visto esse trabalho na internet nos Estados Unidos e quis trazer para a nossa realidade. Fomos vendo o projeto original e trocando as peças para outros materiais mais acessíveis", comentou Carlos Eduardo ao G1.

O professor ainda explicou que um microscópio é uma ferramenta essencial para aulas de biologia, permitindo visualizar de fato os elementos que os alunos observam primariamente em livros.

SETEC - Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia
Rodovia Juscelino Kubitschek - Km 02, Ramal da UNIFAP S/N
(96) 32168-600
setec@ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá