quarta, 29 de abril de 2020 - 10:41h
Cápsulas de proteção produzidas no Amapá são entregues a Centro de Atendimento Covid-19
Produção dos equipamentos ocorreu após uma articulação da Setec com os setores científico e empresarial amapaense.
Por: Rafael Aleixo
Foto: Defesa Civil/ Divulgação
Estruturas permitem o acompanhamento, alimentação e medicação do paciente, sem contato direto.

Uma articulação realizada pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) com empresários locais resultou na produção de dez cápsulas de proteção a Covid-19, que reforça a segurança dos profissionais de saúde.

Os equipamentos foram entregues nesta terça-feira, 28, pela Defesa Civil ao Centro de Atendimento Intensivo COVID-19, montado pelo Governo do Estado no complexo do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCal) para o enfrentamento da doença.

A Setec conseguiu o modelo da cabine de proteção desenvolvido por pesquisadores do Amazonas. Assim, empresas amapaenses doaram os materiais necessários para a produção e também confeccionaram as dez unidades.

De acrílico, as cabines bloqueiam partículas virais no ar. Elas são compostas por armação formada por canos de PVC e revestidas por película de vinil transparente, que oferece visibilidade e, ao mesmo tempo, diminui o risco de contágio.

A estrutura permite o acompanhamento, alimentação e medicação do paciente, sem contato direto, reduzindo a possibilidade de propagação e ajudando no controle e no combate ao novo coronavírus.

Segundo o titular da Setec, Rafael Pontes, o modelo de cápsula foi avaliado e aprovado pelo comitê de Saúde do Estado, assim a produção em massa pode seguir a partir da replicação de estrutura.

“Temos um trabalho fruto da integração do setor da Ciência e Tecnologia com o mercado. Empreendedores patrocinaram e produziram em escala as cápsulas, a partir de modelo do Amazonas e as adaptações feitas no Amapá”, destacou.

Além das cápsulas, os centros de atendimento Covid-19 no Amapá são equipados com aparelhos respiratórios, suporte de intubação, monitores multiparâmetros, ventiladores mecânicos, bombas de infusão e desfibrilador.

 

SETEC - Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia
Rodovia Juscelino Kubitschek - Km 02, Ramal da UNIFAP S/N - (96) 3216-8600 - setec@ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2020 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá