sexta, 28 de junho de 2019 - 09:53h
Setec apresenta subsídios da ciência e tecnologia para o avanço do setor produtivo
Palestra destacou as novas oportunidades a partir do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação do Amapá, aprovado ano passado.
Por: Rafael Aleixo
Participantes puderam conhecer como ter acesso a linhas de crédito através do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação

O Amapá tem intensificado as ações de investimentos no setor de ciência e tecnologia (C&T) para aprimorar seu processo de desenvolvimento. Para explicar como isso ocorre, a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) ofereceu, nesta quinta-feira, 27, uma palestra aos participantes do Circuito TecnoAgro, sobre os subsídios disponíveis para o setor produtivo a partir da aprovação do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação.

De acordo com o coordenador de desenvolvimento científico da Setec, Fábio Lacerda, a Lei 2333/18 (Marco Legal) possibilita a ampliação da parceria público-privada para incentivar a inovação e a pesquisa científica e tecnológica no Amapá. “As instituições de ciência e tecnologia podem estabelecer parcerias com pesquisadores das universidades e empresas privadas. Isso ajuda também a reduzir a burocracia na prestação de serviços, na aquisição de equipamentos e transferência de tecnologia para a sociedade”, esclareceu o coordenador.

Fábio também destaca que a Lei dá respaldo jurídico para que a aquisição de bens e serviços seja mais rápida e menos burocrática, além de aproximar a sociedade das instituições de pesquisa.

O estudante do curso de Educação do Campo da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Lucas Queiroz, aproveitou a palestra para esclarecer algumas dúvidas. “A gente não sabia o que, de fato, estava escrito no Marco Legal; e hoje, com a palestra, eu pude saber como financiar uma ideia, inclusive. Também conheci um pouco do projeto Centelha e pretendo inscrever um projeto voltado ao setor produtivo da mandioca”, destacou o estudante.

Lucas também é membro da Associação de Produtores e Produtoras do Distrito de Mazagão Velho e pretende usar o projeto, se aprovado, para agregar tecnologias ao trabalho da entidade.

O Marco Legal beneficia, principalmente, quem está começando a investir, desburocratizando acessos a linhas de financiamento e facilitando o intercâmbio entre instituições que atuam no campo de pesquisas para aprimorar avanços nos diversos setores de produção.

Circuito TecnoAgro

O Circuito TecnoAgro é um conjunto de feiras de negócios realizadas em todos os espaços disponíveis para a exposição do potencial agropecuário do Amapá. É voltado para pequenos, médios e grandes produtores, além de instituições financeiras e de insumos que atuam no setor agrícola e da pecuária, como forma de incentivar e contribuir para a expansão do setor produtivo por meio de ciência e tecnologia. Esta edição encerra o circuito de feiras e agrega a 2ª ExpoBúfalo e 1ª ExpoLeilão, atividades com foco comercial e de geração de renda.

SETEC - Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia
Rodovia Juscelino Kubitschek - Km 02, Ramal da UNIFAP S/N - (96) 3216-8600 - setec@ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2019 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá