sexta, 12 de julho de 2019 - 10:20h
CNPq e MCTIC selecionam projetos para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
O objetivo é promover iniciativas de divulgação e popularização da ciência durante o evento
Por: Coordenação de Comunicação Social do CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) recebem, até o dia 22 de agosto, propostas de ações voltadas para Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A seleção será feita por meio da Chamada CNPq/MCTIC Nº/2019, lançada esta semana, com objetivo de promover iniciativas de divulgação e popularização da ciência durante o evento, que acontecerá entre os dias 21 e 27 de outubro de 2019 com o tema "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável".

As modalidades de eventos previstas pela chamadas são:

a) Exposição de CT&I.

b) Eventos de Comunicação Científica em Rádio, TV e outras mídias

c) Ciência Móvel

d) Portas Abertas

e) Seminário ou Ciclo de Palestras

f) Conjunto de Oficinas de CT&I

g) Mostra de Teatro Científico

h) Mostra de Vídeos

i) Feira ou Mostra de Ciências

Sobre os projetos

Os projetos deverão contemplar, prioritariamente, os segmentos socialmente vulneráveis e as escolas e instituições localizadas, preferencialmente, em municípios com menor IDHM. A tabela com estes municípios encontra-se disponibilizada para consulta na página eletrônica da Chamada.

As propostas podem ser apresentadas em duas linhas: linha A, para projetos de abrangência estadual ou distrital, e linha B, para projetos de abrangência Intermunicipal.

Na linha A, poderão ser contemplados projetos com valores até R$ 100 mil, com, no mínimo, quatro instituições colaboradoras na execução da proposta. Para concorrer a essa linha, os projetos deverão prever o atendimento de um percentual mínimo de municípios, conforme quadro abaixo:

Quantidade de Municípios / UF

Número mínimo de municípios atendidos

Unidades Federativas

Igual ou maior que 300

BA, MG, RS, SP

De 200 a 299

GO, MA, PB, PR, PI, SC

De 100 a 199

AL, CE, MT, PA PE, RN, TO

Menor que 100

RJ, RO, RR, SE AC, AM, AP, ES, MS

Os projetos originários do Distrito Federal deverão atender, no mínimo, cinco regiões administrativas e/ou municípios da Rede Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno ¿ RIDE.

Na linha B, poderão ser contemplados projetos com valores até R$ 20 mil, que deverão abranger municípios dentro de uma mesma Unidade Federativa e contemplar, no mínimo, dois municípios e/ou regiões administrativas.

O responsável pela apresentação da proposta deve possuir, no mínimo, graduação completa, ser, obrigatoriamente, o coordenador do projeto e possuir vínculo formal com a instituição de execução do projeto.

Devem ser observadas, ainda, as seguintes orientações:

• Todos os projetos deverão apresentar Plano de Comunicação.
  • Os projetos deverão obrigatoriamente possuir natureza gratuita, e estimular o livre acesso a todos.
  • Os coordenadores das propostas aprovadas deverão reservar, em sua solicitação, recursos destinados ao custeio de passagens e diárias em encontro que ocorrerá em Brasília para avaliação, troca de experiências e discussão dos resultados obtidos.
  • É obrigatório que os membros da equipe tenham seus currículos cadastrados na Plataforma Lattes. Essa exigência não se aplica a estudantes da educação básica ou comunidade em geral, que atuem como colaboradores ou voluntários.
  • A equipe técnica poderá ser constituída por pesquisadores, professores, técnicos, coordenadores, estudantes, educadores, divulgadores, profissionais e mediadores de museus e centros de ciência. Outros profissionais poderão integrar a equipe na qualidade de colaboradores.
  • As instituições indicadas como participantes e os membros da equipe deverão apresentar anuências formais escritas, as quais devem ser mantidas sob a guarda do Coordenador do projeto.

Veja mais detalhes na íntegra da Chamada.

SETEC - Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia
Rodovia Juscelino Kubitschek - Km 02, Ramal da UNIFAP S/N