segunda, 06 de maio de 2019 - 12:01h
Parceria com Ministério da Ciência recondiciona computadores velhos
As máquinas passam por trocas de placa mãe, HD, memória, recuperação de monitores e mouses, e recebem softwares livres, prontos para atualização.
Por: Elder de Abreu
Foto: Divulgação/Setec
Nesta quinta-feira, 2, o Estado recebeu 150 máquinas recondicionadas, as primeiras recuperadas pelo programa

Uma articulação do Governo do Amapá com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTIC) vai permitir a reestruturação do parque tecnológico do Estado a custo zero. Máquinas que iriam para o lixo, por estarem velhas e obsoletas, estão sendo recuperadas e colocadas novamente em uso, com o Programa de Recondicionamento de Computadores do MCTIC, que torna os equipamentos antigos em modelos de primeira linha.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia do Amapá, Rafael Pontes, o programa coleta computadores que estão em desuso nas escolas públicas e outras instituições governamentais. As máquinas são enviadas a um dos quatro centros de recondicionamento do ministério, um deles localizado no Estado do Pará. Elas passam por trocas de placa mãe, HD, memória, recuperação de monitores e mouses, e recebem softwares livres, prontos para atualização de acordo com a necessidade de cada órgão.

Nesta quinta-feira, 2, o Estado recebeu os primeiros computadores recuperados pelo programa. Chegaram a Macapá 150 máquinas recondicionadas. Os equipamentos serão distribuídos primeiramente entre as Secretarias de Estado da Educação (Seed), de Inclusão e Mobilização Social (Sims), Defensoria-Geral do Estado (Defenap) e Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa).

“Com essa parceria poderemos organizar, também, a criação de telecentros gratuitos de inclusão digital para que a população possa fazer uso de computadores”, informou o secretário.

A campanha é desenvolvida em parceria com o Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeap) e Iepa, que ajudam a mapear os computadores em desuso nos órgãos do governo estadual.

Além desses órgãos, a inclusão do Amapá no programa do MCTIC teve a intervenção decisiva do governador Waldez Góes, e do vice-governador, Jaime Nunes, que articularam pessoalmente a chegada dos computadores até o Amapá.

SETEC - Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia
Rodovia Juscelino Kubitschek - Km 02, Ramal da UNIFAP S/N - (96) 3216-8600 - setec@ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2019 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá