O primeiro encontro “Diálogos sobre ciência e tecnologia na educação básica” reuniu, nesta terça (06), pesquisadores de diversas instituições e professores e alunos do ensino básico no município de Porto Grande.
Para divulgar e estimular a prática da pesquisa e iniciação científica, os pesquisadores da Universidade Federal do Amapá, Universidade do Estado do Amapá e Instituto Federal do Amapá orientaram professores e alunos que pretendem trabalhar ou iniciar um projeto científico.
O secretário de ciência e tecnologia do Amapá, Rafael Pontes, destacou os editais disponíveis voltados para o ensino básico e que podem ser acessados por alunos e professores de todo o Estado. “A Rede Ciências, por exemplo, está com editais abertos específicos para a iniciação científica no ensino médio. Nos projetos contemplados os professores recebem incentivo financeiro para o projeto e os alunos, bolsas, para estimulo na continuidade da pesquisa”, ressaltou o secretário.
Um dos destaques no município foi a criação, no início desse ano, da Associação Amapaense de Pesquisa e Iniciação Científica (AAPIC). Essa é a primeira associação voltada para a área de pesquisa e iniciação científica já criada no Amapá.
A presidente da AAPIC, Adriana Cristina, é professora da Escola Estadual Elias Trajano e destaca que a ideia surgiu a partir de uma necessidade vista na escola que trabalha. “Percebemos que ao trabalhar na disciplina de projeto de pesquisa os alunos mostraram um interesse muito grande. Foi então que veio a ideia de se criar a associação, que está tendo uma intensa participação”, enfatiza a presidente.
O reitor da Ueap, Perseu Aparício, destaca a interiorização da Universidade que nesta semana teve dois cursos aprovados para o interior do estado. “Passar dos muros da universidade é um desafio que temos superado, tornando a sociedade a principal beneficiada com nossos projetos. Esse evento também marca essa fase da nossa instituição”, destacou o gestor.
O evento marca a ciência e a pesquisa no Amapá, partindo com a temática “articulando saberes e práticas de pesquisa na escola”. O evento terá continuidade nos próximos anos para discutir os avanços surgidos nas discursões atuais.