quarta, 02 de maio de 2018 - 12:34h
Festival que brinda ciência estreia em Macapá
Pint of Science acontece nos dias 14, 15 e 16 de maio; confira a programação
Por: Divulgação do evento

Macapá fará sua estreia no Pint of Science em grande estilo. Durante os três dias do festival mundial de divulgação científica, pesquisadores da cidade e da região vão conversar com o público sobre temas como a troca de conhecimento derivados da pesquisa científica e do saber do pequeno agricultor; os desafios da literatura na região de fronteira; dos avanços da Ciência Cognitiva tendo como objeto a Floresta; da oportunidade de mostrar com alegria conceitos da Física para crianças internadas em hospitais; jovem cientista amapaense premiado pelo CNPq e como superar barreiras e, ainda, do laboratório científico à culinária regional.
A proposta dos bate-papos, marcados para 14, 15 e 16 de maio, é esclarecer dúvidas e apresentar as últimas descobertas nessas e em outras áreas do conhecimento. Será uma oportunidade para os interessados conversarem com os cientistas de forma descontraída, entenderem como funciona a pesquisa científica e descobrirem dificuldades e belezas da ciência.
“Falar sobre ciência num local além dos muros das Universidades, Faculdades e Institutos, pode atrair a atenção de pessoas que não se interessariam pelo assunto desta forma”, diz Walter Lima, coordenador do evento na capital. O pesquisador ressalta que é importante que ocorram esses tipos encontros para a popularização e divulgação da ciência, que fornecem a oportunidade de diálogo direto com a sociedade. “É a sociedade que sustenta grande parte das pesquisas científicas, portanto, ela deve estar a par dos avanços científicos e nos ajudar a sensibilizar os governantes brasileiros sobre a importância de se investir mais na pesquisa científica”, afirma Walter Lima.
A programação completa está disponível no site http://pintofscience.com.br/events/macapa e não há necessidade de inscrição. A entrada é gratuita – paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos – e não há emissão de certificado. Para quem desejar interagir com as informações do evento, em Macapá, basta acessar https://www.facebook.com/events/163263401165442/?ti=cl
De Norte a Sul do Brasil – O Pint of Science nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra, e se expandiu graças a uma rede de voluntários. Neste ano, 21 países promoverão o evento de forma simultânea.
No Brasil, onde o festival foi realizado pela 1ª vez em 2015, na cidade de São Carlos (SP), o Pint of Science acontecerá em 56 municípios distribuídos pelas cinco regiões e a expectativa é de que 50 mil pessoas compareçam aos bate-papos.

Contato para a imprensa:
Jornalista