segunda, 01 de abril de 2019 - 12:04h
Projeto Muro Verde envolve ciência, sustentabilidade e inovação no Amapá
As ideias foram apresentadas na última semana pelos alunos do curso de Arquitetura da Unifap à equipe da Setec
Por: Rafael Aleixo
Foto: Rafael Aleixo
Alunos em visita técnica

O projeto “Muro Verde” é uma ideia inovadora da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia do Amapá (Setec) para a reconstrução, de forma sustentável e ecológica, de parte do muro da instituição que cedeu após problemas estruturais.

Nesta quarta, 27, uma equipe da Setec acompanhou as apresentações dos projetos dos alunos do curso de Arquitetura, da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Os projetos tiveram o objetivo de dar soluções inovadoras e sustentáveis para a reconstrução da área, que tem cerca de 435m2 e compreende a parte de trás e lateral do terreno da Secretaria.

De acordo com o secretário da Setec, Rafael Pontes, a parceria com as instituições que produzem ciência é fundamental para o desenvolvimento do Estado. “Trabalhos com o setor de ciência, então devemos buscar nestes parceiros formas inovadoras para a resolução de problemas diversos da sociedade. O muro é um pequeno início de uma ideia maior, que poderá ser utilizado em outros ambientes”, destacou o gestor.

Na última semana os alunos realizaram uma visita técnica para observar e avaliar a área do muro da Setec, que está localizada na zona Sul de Macapá. Cerca de 45 estudantes, acompanhados dos professores Pedro Mergulhão e Bianca Castro, também do curso, observaram e fizeram as anotações para a elaboração de seus respectivos projetos.

Para a professora Bianca Castro, a interação dos alunos com a prática do projeto é fundamental para a formação dos alunos. “Esperamos que se concretize a ideia e que possa servir de exemplo para outros. Os alunos estão bastante envolvidos com o projeto”, enfatizou a professora.

Ao todo, 11 ideias foram expostas e serão discutidas em âmbito governamental para avaliação de viabilidade para a execução. Entre as soluções estão materiais como pneus, garrafas de vidro, vegetação, paletes, Adobe (mistura de argila e outros componentes naturais) e jardim.

Na próxima semana a Setec também receberá alunos do Instituto Federal do Amapá (Ifap), que já produzem tijolos sustentáveis para construções.  A conversa com os alunos do Instituto será para alinhar ideias e soluções para o setor.

A ideia para a área próxima ao muro é criar um ambiente de vivência, devido ao conjunto de instituições que se localizam nas proximidades.

SETEC - Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia
Rodovia Juscelino Kubitschek - Km 02, Ramal da UNIFAP S/N
(96) 32168-600
setec@ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá